As métricas de marketing digital são ferramentas imprescindíveis para as empresas que desejam crescer com um planejamento bem estruturado e eficiente.

As métricas ajudam a colocar no papel o desempenho exato de cada ação ou canal de marketing digital, além de permitir que os gestores da empresa possam entender as consequências do trabalho realizado – se aumentar a verba das redes sociais, a taxa de conversão sobe e leva o faturamento junto, por exemplo.

Portanto, é importante que todo profissional de marketing conheça de cor algumas das mais importantes métricas de marketing digital. Para saber quais são, continue lendo!

Métricas de marketing digital para ficar de olho

Visitantes únicos

O número de visitantes únicos de uma campanha ou canal de marketing digital se refere ao público total impactado pela ação. É a métrica básica para o cálculo de todos os outros indicadores que vamos citar aqui e para dar uma noção da eficiência da sua campanha.

O que difere o número de visitantes únicos de outras métricas parecidas, como o número de pageviews, é que os visitantes únicos são contabilizados com base no IP de cada usuário, que é único para cada computador ou smartphone.

Para obter o número de visitantes únicos do seu site ou blog, basta instalar uma ferramenta de medição de desempenho nessas páginas. O Google Analytics, por exemplo, faz esse serviço de forma gratuita.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica que mensura a eficiência das estratégias de conversão dentro do seu planejamento de marketing digital. Basicamente, essa métrica conta qual porcentagem dos visitantes únicos foram convertidos em determinado estágio da sua estratégia.

A conversão, nesse caso, refere-se a qualquer um dos estágios do seu funil de vendas ou à realização de uma ação pré-determinada (como curtir a página no Facebook, assinar o canal no YouTube ou baixar um e-book).

Para calcular sua taxa de conversão, basta usar a seguinte fórmula:

  • Taxa de conversão = (Conversões / Visitantes únicos) * 100

Custo de aquisição de cliente

Como o orçamento é uma das maiores preocupações de um time de marketing, o custo de aquisição de cliente (CAC) deve ser uma das métricas de marketing digital mais importantes para o profissional dessa área.

Essa métrica entrega uma média do valor que foi necessário investir para poder conquistar um cliente. Em outras palavras, diz o quão cara é a sua campanha atual.

Para achar esse valor, basta usar a fórmula:

  • CAC = Investimento de marketing / Número de conversões

Sozinho, o CAC já é útil, mas funciona melhor se aliado com a próxima métrica do nosso artigo.

Lifetime value

O Lifetime value é uma métrica que mede o valor médio de cada cliente para um negócio. Quando a empresa trabalha com vendas únicas (por exemplo, um restaurante ou uma loja de móveis), esse valor costuma ser igual ao do ticket médio da empresa.

Quando o modelo de negócio é baseado na assinatura de um serviço, esse valor é diferente, pois leva em consideração a mensalidade e o tempo médio de contrato com os clientes.

O importante é que essa métrica mostra o retorno financeiro médio de cada cliente e, quando comparada com o CAC, apresenta a sustentabilidade financeira da sua estratégia de marketing.

Funciona assim: divida o Lifetime value pelo seu CAC. Exemplo: se uma empresa tem como Lifetime value médio de cada cliente algo como R$ 1.500 e um CAC de R$ 400, então a conta ficaria assim:

  • 1.500 / 400 = 3,75

Esse resultado dará uma noção da sustentabilidade da sua estratégia. Confira:

  • Se o resultado for menor do que 1, então sua estratégia está muito cara e sua empresa pode acabar falindo.
  • Se o resultado for igual a 1, a estratégia não é sustentável, pois você ainda perde dinheiro a cada cliente.
  • Se o resultado for igual a 3, então sua estratégia é sustentável e seu crescimento é bem estruturado.

Essas são as principais métricas de marketing digital para você ficar de olho durante a análise dos seus resultados. Na sua opinião, qual é a métrica mais útil? Conte para a gente nos comentários!

 

Diego Kanaane

Consultor web.