Selecionar e direcionar a verba de marketing é quase sempre um problema. Alguns empresários acreditam que não é um investimento, mas sim um gasto.

Outros têm a verba limitada por diversas razões (como um negócio de pequeno porte ou momento difícil da economia, por exemplo) e acham que não conseguirão fazer grandes campanhas.

Porém, mesmo com um orçamento apertado, é possível realizar boas ações de marketing. Confira 5 dicas de como otimizar a verba de marketing para sua empresa!

1. Conheça bem sua verba de marketing

Para saber como utilizar melhor a verba que é destinada ao marketing, é muito importante que o responsável saiba exatamente o quanto pode e deve ser investido.

Ter um teto de gastos pode ser benéfico. Dessa forma, a equipe, ou a pessoa responsável, concentrará ainda mais seus esforços para não desperdiçar o dinheiro em ações que não tragam resultados satisfatórios.

2. Planeje sua estratégia

Para uma estratégia de marketing trazer bons resultados é fundamental que ela seja muito bem articulada! No planejamento são decididos pontos importantes, como:

  • o objetivo de sua ação;
  • quais são as personas do seu produto/serviço;
  • quais são as melhores maneiras e locais de atingir o público-alvo.

O planejamento de uma estratégia de marketing é um dos pilares mais importantes do processo. É ele que dá sustentação para que todo o resto vire realidade! Por isso, a estratégia não pode ser subestimada!

3. Mensure resultados anteriores

Se sua empresa já tiver experiências anteriores com marketing, reveja os atos que renderam bons frutos à marca e os que não funcionaram. Esteja pronto para adequar suas estratégias!

Se você está iniciando seus planos em marketing e não possui nenhuma experiência prévia, olhe o que seus concorrentes estão fazendo ou já fizeram. Na verdade, essa dica também é válida para empresas que já tiveram experiência com marketing. Analisar o que o mercado está fazendo é essencial para produzir estratégias mais eficientes.

4. Execute ações de baixo custo

Uma campanha não precisa ter um orçamento colossal para ter sucesso! Existem ações de baixo custo, como postar nas redes sociais e em blogs, que podem ser mais eficientes do que uma grande ação demande altos custos.

O crucial não é atingir um público grande, mas sim chamar a atenção do público certo! É ele, o público-alvo, que tem maior potencial para se tornar seus futuros clientes.

5. Agregue as ações

Além de realizar ações de baixo custo, elas podem ser integradas para otimizar ainda mais a verba investida!

É possível, por exemplo, reutilizar uma imagem feita para uma rede social e postá-la em outra, ou recolher as informações postadas em seus canais (blogs, sites etc.) e mandá-las em forma de newsletter para clientes da marca! Quanto melhor for a divulgação da campanha, maior será seu rendimento!

Em diversos casos, a verba destinada ao marketing não parece suficiente para trazer bons resultados. Porém, com um grande conhecimento do orçamento disponível, uma estratégia bem planejada, uma análise de experiências anteriores e ações precisas de baixo custo, sua campanha terá tudo para ser um sucesso!

Gostou das nossas dicas sobre verba de marketing? Quer saber mais o assunto? Então conheça 6 dicas para uma apresentação eficiente de mensuração de resultados em marketing!