A escolha das ferramentas de marketing digital certas pode ser determinante para o sucesso da sua marca. Afinal, é a partir da análise dos seus resultados que você consegue traçar os melhores rumos para melhorá-los no futuro.

Você tem o hábito de ver de perto os números das suas campanhas em tempo real? E de tomar decisões inteligentes baseando-se em dados concretos? As ideias do seu planejamento de marketing devem ser definidas por números e não por feeling.

Para ajudar nisso, você deve contar com ferramentas que consigam realizar esse trabalho. O melhor caminho está em analisar o que cada uma pode oferecer e de que maneira complementam as necessidades da sua estratégia.

Traga mais eficiência ao seu dia a dia: veja as 5 ferramentas que ajudarão você a analisar os resultados de marketing digital!

1. Google Analytics

Uma das ferramentas de marketing digital essenciais para qualquer empresa, o Google Analytics é capaz de mensurar uma série de métricas do seu site em tempo real. Na superfície, possui indicadores como visitas, perfil demográfico do público e páginas mais acessadas.

Ao se aprofundar mais, você pode detectar tendências, conhecer o comportamento dos visitantes e gerar relatórios detalhados sobre sua performance.

2. OpSocial

As redes sociais fazem parte do planejamento de marketing de boa parte das marcas. Portanto, faz todo sentido mensurar os resultados obtidos com essas plataformas. Um jeito de integrar tudo em uma única solução é usar o OpSocial. Ele consegue exibir números do Facebook, Twitter e Instagram e gera relatórios completos envolvendo dados de performance e do público.

3. Scup

Além de permitirem que você compreenda o sucesso das suas campanhas, as ferramentas de marketing digital precisam também mostrar como a sua marca é vista pelo público. Para isso, use o Scup, que busca em várias redes sociais — e até em sites — menções aos termos determinados por você. Além de monitorar citações à sua empresa, você pode observar o que é dito sobre seus produtos e o nome de concorrentes.

4. SEMrush

Essa ferramenta consegue fazer entregas mais completas para o diagnóstico da sua marca. Depois que você inserir a URL do seu site, o SEMrush gera um relatório que traz a performance orgânica e paga do seu ranking nos buscadores.

A partir dele, é possível ver a força dos seus links e principais páginas que enviam tráfego para você.

5. Quintly

Por que você precisaria de outra ferramenta focada em métricas de redes sociais? O principal diferencial do Quintly é o foco nos seus concorrentes. É possível mensurar seus resultados e compará-los com o de outros players do seu mercado, possibilitando ver as áreas onde deve melhorar para atingi-los.

Com essas recomendações de ferramentas de marketing digital, você já possui tudo o que precisa para começar a trabalhar de maneira completamente voltada a gerar resultados. Ao observar os números certos, fica mais fácil traçar uma rota eficiente. Comece o quanto antes para aproveitar um retorno melhor.

Qual dessas ferramentas de marketing digital você pretende experimentar primeiro? Diga nos comentários!