Atualmente, existe uma infinidade de ferramentas e técnicas para se fazer marketing digital, cada uma delas com características e objetivos específicos. Apesar de toda essa abrangência de ferramentas, neste artigo, listamos 7 passos básicos que, se implementados, elevarão os resultados do seu negócio. Confira!

1. Crie um site

Ter um site próprio é o ponto de partida para fazer marketing digital. É no seu site institucional que você vai conseguir organizar perfeitamente todas as informações da sua empresa: história, serviços, contatos, clientes etc.

Um site bem construído e com oferta de conteúdo rico para seus clientes aumenta a reputação da empresa, pois eles passam a enxergá-la como referência em seus segmentos, o que se traduz em mais oportunidades de negócios e aumento na fidelização dos clientes.

2. Pratique técnicas de SEO

SEO (Search Engine Optimization)  ou “otimização para motores de buscas”  é um conjunto de técnicas cujo objetivo é fazer seu site aparecer nas primeiras páginas dos buscadores em determinadas palavras-chave. São técnicas como títulos adequados para cada página, definição das palavras-chave do seu negócio, responsividade, títulos das imagens site etc.

Segundo pesquisa da Chitika, mais de 90% das buscas do Google não ultrapassam a primeira página, ou seja, não avançam mais do que 10 resultados. Portanto, é importante que a sua empresa esteja muito bem ranqueada nos principais termos relacionados ao seu negócio.

3. Invista em links patrocinados

Enquanto o SEO foca nos resultados orgânicos da sua página e é uma estratégia a longo prazo, os links patrocinados são anúncios pagos que trazem resultados em curtíssimo espaço de tempo. Para fazer marketing digital por meio de links patrocinados, também existem algumas boas práticas, como os textos dos anúncios, suas páginas de destino e a verba disponível.

Utilizada pelo Google para essa finalidade, a ferramenta Google Adwords funciona como um leilão e a empresa é cobrada apenas quando um usuário clica no anúncio e efetivamente acessa o site dela.

4. Ofereça conteúdo em newsletters e e-mails marketing

Newsletter e e-mail marketing são duas maneiras de oferecer conteúdo ao seu cliente por e-mail. A diferença entre as duas está no propósito: enquanto a newsletter tem um foco maior no relacionamento, mais pautada no oferecimento de conteúdo, o e-mail marketing tem um foco mais comercial, com a oferta de produtos.

Dessa forma, é comum que uma newsletter tenha conteúdos mais institucionais ou relacionados ao negócio, como dicas de utilização, conservação, depoimentos de clientes, entre outros. Já o e-mail marketing foca promoções, cupons de desconto etc., e busca despertar no cliente o desejo da compra.

5. Participe das mídias sociais

Que o seu público está nas mídias sociais, isso é indiscutível. Então, é necessário que você também esteja lá. As redes sociais são um ambiente focado no relacionamento e na troca de informações. Por isso, é necessária uma atualização frequente das suas páginas com conteúdo de interesse para os seus clientes e prospects.

Uma atenção é que, como o nome pressupõe, essas mídias são sociais. Dessa forma, o ideal é aproveitar esse ambiente para se socializar, conversar com o seu cliente e ouvi-lo  o relacionamento lá deve ser uma via de mão dupla.

6. Acompanhe suas métricas e resultados

Um dos pontos fortes de se fazer marketing digital é a fácil mensuração dos resultados dessas ações. Por isso, o ideal é que todas as estratégias sejam definidas com métricas específicas e os seus resultados sejam acompanhados. Ao final de cada ação, é interessante analisar o que deu certo e o que deu errado e utilizar isso como um aprendizado para as ações futuras.

7. Encontre uma agência especializada em fazer marketing digital

Passando ponto a ponto, não parece tão difícil fazer marketing digital. Entretanto, é necessário estar atento a cada uma dessas ferramentas e trabalhá-las de acordo com suas características, objetivos e funcionalidades.

Muitas vezes, o empresário quer se dedicar a isso e acaba tirando o foco de atividades mais importantes, como desenvolver e direcionar as estratégias do seu negócio e gerir pessoas.

Uma agência especializada em fazer marketing digital, como a Media K, agrega conhecimento e foco na área para oferecer os melhores resultados às empresas. Entre em contato com a gente e veja como podemos te ajudar!