Um site interessante pode simbolizar muito mais do que a representação da imagem da sua empresa no ambiente online. Ele pode servir como parte integrante de uma estratégia que usa o espaço virtual para colocar o seu empreendimento em outro patamar.

Para tanto, é preciso considerar medidas que podem ser úteis nesse processo de otimização do site. Saiba quais são elas e confira como podem fazer a diferença no seu negócio como um todo!

Posicionamento no Google

O Google, assim como outros mecanismos de busca, trabalha com algoritmos, que são tipos de robozinhos que, constantemente, vasculham a internet atribuindo notas aos sites. Aqueles que recebem as maiores pontuações são os que ocupam as primeiras posições nas pesquisas.

O Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas que têm nesses parâmetros utilizados pelos algoritmos seu foco de trabalho. Não é difícil concluir o motivo que faz com que você tenha que investir em SEO, não é mesmo?

Quando você aposta em SEO, torna seu site mais atrativo para os algoritmos e, consequentemente, tende a ocupar as primeiras colocações nas buscas. Estima-se que 68% dos cliques da busca orgânica vão para os três primeiros resultados que aparecem, o que mostra que estar bem posicionado no Google tem impacto significativo na presença online de uma empresa.

Visibilidade online

Em tempos modernos, tem sido raro ver uma grande empresa que não tem presença online. Ser visível na rede já é pressuposto básico para qualquer tipo de negócio, uma vez que os consumidores, certamente, estão online.

A questão é saber onde estão e de que maneira chegar até eles. As pessoas migram o tempo todo de uma rede social para outra, indo de uma aba aberta no Facebook para outra no Twitter, ou acessando esses sites diretamente de seus Apps nos smartphones.

Quando você tem alternativas para fazer com que todas essas redes levem visitantes ao seu site, por meio de uma campanha bem estruturada, garante uma boa gestão de tráfego, algo essencial para trazer melhores resultados.

Fortalecimento de marca

Uma marca que se apresenta de maneira útil para as pessoas no ambiente online é uma marca que tem credibilidade. Isso pode ser construído a partir de uma estratégia desenvolvida em função dos interesses do cliente.

Você pode trabalhar com recursos — como o Inbound Marketing — para tornar a experiência do seu público-alvo mais positiva em relação à sua marca, fazendo com que ele a veja como relevante para seus desejos e necessidades.

É bom lembrar de que é preciso mais do que presença online para ter destaque na web: é necessário encantar. Sendo assim, o seu site deve ser elemento central de uma estratégia que leva os visitantes até ele de maneira planejada.

Aumento de conversão

É preciso que você trabalhe com uma estratégia para que cada ação no ambiente online represente um avanço em termos de conversão para o seu site. Da atração do visitante até o fechamento da venda, é necessário otimizar o avanço dos leads de maneira estratégica para que estar presente na rede signifique um diferencial para a sua empresa.

Nesse caso, é preciso otimizar cada etapa do funil de vendas, identificando os gargalos e atuando para melhorar cada etapa por vez. Quando cada ação realizada pelo lead se apresenta de maneira lógica e focada nos objetivos estratégicos da organização, fica muito mais fácil conseguir a conversão. Com um site otimizado, as chances de converter são maiores e sua campanha se torna mais eficaz.

Para saber como fazer essa otimização do site, não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais informações.

 

Diego Kanaane

Consultor web.