De fato, ninguém aguenta mais publicidade invasiva e vendedores insistentes — e essa abordagem já não traz os mesmos resultados de antes. Para mudar essa perspectiva, a criação de conteúdo para o público-alvo apresenta-se como uma maneira muito mais eficaz de fidelização de clientes e geração de oportunidades.

Neste artigo, daremos um passo a passo para a criação de conteúdos relevantes para engajar a sua audiência. Siga com a leitura e entenda melhor o assunto!

Entenda o conceito de persona

As personas são personagens semifictícios usados para representar o seu público-alvo de maneira mais profunda — indo muito além de faixa etária, classe social, estado civil e outros dados genéricos.

Grosso modo, as personas são uma maneira mais humanizada de definir o consumidor típico do seu negócio, levando em consideração a sua rotina, dores (problemas) e interesses.

Para criar a sua persona, é necessário selecionar um grupo de consumidores da base e analisar dados reais e características comuns — levando em consideração tanto os clientes satisfeitos, quanto os insatisfeitos.

Após conhecer bem a sua persona, você poderá até dar um nome e idade para ela. E a sua estratégia de marketing terá um direcionamento muito mais assertivo.

Produza um bom conteúdo para o público-alvo

O marketing de conteúdo visa educar o seu cliente de uma maneira muito menos invasiva: enquanto na publicidade tradicional o anúncio invade a tela do computador do usuário com pop-ups ou interrompe o seu programa de TV favorito com comerciais inconvenientes, no marketing de conteúdo é o usuário que faz a busca e é direcionado para o seu blog.

Assim, identificar as dúvidas do seu usuário e criar conteúdos relevantes pode ser uma boa maneira de atrair novos contatos que, posteriormente, serão trabalhados no funil de vendas e vão gerar grandes oportunidades de negócios.

Veja os tipos de conteúdos que você pode oferecer

Diversos tipos de conteúdos podem ser utilizados para atrair e converter clientes. Veja os mais comuns:

  • blogs;
  • e-books;
  • infográficos;
  • whitepapers;
  • vídeos;
  • webinar;
  • e-mail marketing.

Cada ação pede um tipo de conteúdo. Uma boa estratégia é gerar conteúdos em diversos formatos para atingir o maior número de clientes. E lembre-se de fazer testes e mensurar os resultados sempre.

Crie uma estratégia de SEO

Agora que você já identificou quem são as suas personas e as suas dores, fez um brainstorming e definiu a sua estratégia de conteúdo — levando em consideração qual o melhor formato para atingir o objetivo —, chegou a hora de dar atenção a algumas estratégias de SEO!

  • Palavras-chave: uma pesquisa no Keyword Planner vai te ajudar a identificar palavras-chaves de grande busca que podem aumentar o tráfego do seu blog.

  • Títulos atraentes: os títulos são a apresentação do seu artigo. É por ele que o leitor vai decidir se o assunto é interessante ou não. Por isso, crie títulos atraentes para ter sucesso em suas postagens.

Entendeu como criar conteúdo para o público-alvo? Utilize o marketing de conteúdo de maneira eficiente para ganhar clientes e gerar oportunidades!

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