As campanhas no Google Adwords ajudam milhares de empresas a aumentarem seu faturamento todos os meses, mas muita gente não sabe como calcular o ROI de links patrocinados e como fazer uma auditoria do desempenho dessas estratégias.

Isso faz com que muita gente invista dinheiro em campanhas que não estão otimizadas ou que não entregam um retorno tão atraente como outras opções, desperdiçando a verba de marketing da empresa.

É por isso que aprender a calcular o ROI do Adwords é essencial para investir o orçamento de marketing de forma mais eficiente. Existe uma fórmula simples para descobrir o Retorno sobre Investimento dos seus links patrocinados e você aprenderá como fazer isso neste artigo. Portanto, continue lendo!

O que é o Retorno sobre Investimento no Google Adwords?

O Retorno sobre Investimento (ou ROI) é uma das mais importantes métricas de avaliação de desempenho de uma campanha de Google Adwords. Esse valor é responsável por mostrar (em porcentagem) qual foi o ganho obtido ao efetuar determinado investimento. Assim, a empresa consegue ter uma noção exata do desempenho de cada campanha de links patrocinados realizada.

Além disso, o ROI é muito útil ao comparar diferentes configurações no Adwords durante a realização de Testes A/B. Usando essa métrica, podemos determinar qual versão testada foi mais eficiente e gerou um retorno maior. Para descobrir o Retorno sobre Investimento de uma campanha no Adwords, você precisará usar uma fórmula simples disponibilizada pelo próprio Google.

Qual a fórmula para calcular o ROI de links patrocinados?

A fórmula para o cálculo do ROI de links patrocinados é a seguinte:

ROI = [(Faturamento – Custo) / Custo] x 100

Nessa fórmula, devemos entender cada elemento da seguinte maneira:

  • faturamento: o total de receitas obtidas com as vendas por meio da campanha de links patrocinados;
  • custo: a soma de todos os valores investidos na campanha, incluindo a verba destinada ao Google e o custo de produção do que foi vendido.

Além disso, a multiplicação por 100 no final da fórmula é utilizada para obtermos o ROI em porcentagem.

Como usar a fórmula para calcular o ROI da sua campanha?

Todo aprendizado envolve uma parte de teoria e outra de prática. Por isso, veremos um exemplo de como utilizar a fórmula do ROI para fazer um cálculo desses no cotidiano. Pois bem, a Empresa X fabrica camisetas personalizadas, cujo preço final para o consumidor é de R$ 80 e o custo de produção é de R$ 22.

Seu departamento de marketing prepara uma campanha de links patrocinados no valor de R$ 500. No período de um mês, essa ação resulta na venda de 120 camisetas. Qual o ROI da campanha? Vamos calcular!

O faturamento gerado pela campanha é de R$ 9.600 (120 unidades x R$ 80). O custo, por sua vez, é de R$ 3.140 (120 unidades x R$ 22 + R$ 500 da ação). A fórmula fica assim:

ROI = [(9600 – 3140) / 3140] x 100

ROI = 205%.

O ROI dessa campanha no Adwords é de 205%. Isso significa que, a cada 1 real investido, a empresa obteve cerca de R$ 2,05 de lucro. Como deu para ver, investir em links patrocinados foi uma ótima estratégia de marketing para a Empresa X, que lucrou bastante com a ação e aumentou as suas vendas.

Agora que você já sabe como calcular o ROI de links patrocinados, já pode analisar o desempenho das suas campanhas no Adwords. Aproveite que está aqui e assine a nossa newsletter, para receber mais dicas matadoras como essa!