Não tem o hábito de documentar a estratégia de marketing e começa do zero a cada nova etapa? Nós te mostramos porque é essencial documentá-la e como fazê-lo!

Em uma estratégia de marketing um dos principais passos é fazer o planejamento. Outra tarefa importantíssima é documentar todo o trabalho feito. Mas, mesmo assim, muitas empresas ainda não o fazem.

Documentar a estratégia de marketing nada mais é do que manter um registro de todas as informações da estratégia (quais são os objetivos, as personas, quais foram os resultados obtidos, etc.).

Algumas instituições podem considerar o trabalho de documentação pesado, custoso e até desnecessário. Mas se as empresas ainda não realizam essa etapa e acreditam que é dispensável por que ela é tão relevante? Veja no próximo tópico!

Por que eu devo documentar minha estratégia de marketing?

Quando se documenta uma estratégia você garante que o seu time estará em dia com todo o processo traçado pelo setor de marketing: os objetivos, processos e resultados.

A documentação é essencial para que se visualize o que funcionou na estratégia e o que deve ser repensado. O registro impede que as experiências se percam! É importante lembrar que a estratégia de marketing de conteúdo é mutável, ou seja, pode e deve ser alterada quando necessário.

Como a documentação permite a visualização dos resultados, a estratégia torna-se mais eficaz, pois é possível ver onde estão os erros e acertos. Além disso, o investimento na área de marketing se fundamenta e se prova eficiente nas amostras dos bons resultados!

Como fazer a documentação?

Na estratégia de marketing de conteúdo é fundamental, desde o princípio, definir o objetivo da ação. Essa definição vai permitir que a equipe trace as próximas etapas com clareza.

É necessário traçar também as buyer personas, para conhecer o seu público específico e saber para quem estão sendo feitas as ações. O que eles desejam, quais são os problemas que possuem e como a marca poderá ajudar.

Outra parte substancial do processo é a mensuração de resultados. Para medi-los é interessante definir os KPIs (Key Perfomance Indicator) mais úteis para sua estratégia. Verificar diversos deles não é relevante e só dará mais trabalho.

Se o objetivo é aumentar o engajamento com a marca, por exemplo, é interessante ver o número de compartilhamentos, comentários, curtidas em redes sociais e interações no site.

O ambiente em que serão divulgadas as ações também deve constar na documentação do planejamento. Saber qual será o canal utilizado (se serão posts nas redes sociais, artigos para o site da empresa ou outros) auxilia na descoberta de qual será o tom da tarefa.

No planejamento de uma estratégia, pensar em um calendário editorial evita surpresas no seu dia a dia. Organizar previamente as pautas considerando comemorações futuras e eventos que se relacionem com seu serviço garante um trabalho elaborado, com tempo para ser visto e revisto antes de ser publicado!

Documentar a estratégia de marketing pode parecer perda de tempo no início do processo. Porém, ao final, quando os resultados estiverem em suas mãos e o caminho a seguir estiver claro, você enxergará a relevância de registrar todos os seus passos desde o começo!

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Diego Kanaane

Consultor web.