A cada dia, surgem novas redes sociais. Com elas, aparecem também oportunidades inéditas para as empresas atraírem mais público e divulgarem seus serviços. Entretanto, isso só se torna possível se o trabalho de gerenciamento de redes sociais for feito da forma adequada. Do contrário, você pode acabar prejudicando a imagem da sua marca e perdendo clientes em potencial.

Para se ver livre dessa possibilidade negativa, você precisa elaborar uma estratégia robusta para atuar nas redes sociais. Nada deve ser realizado por acaso: pesquise o comportamento do seu público e detecte as preferências e expectativas dele. A partir daí, você pode começar a desenvolver sua estratégia.

Veja, a seguir, 5 dicas de sucesso para sua estratégia em gerenciamento de redes sociais:

1. Crie sua presença

A sua empresa não precisa estar presente em todas as redes sociais que existem. Analise as plataformas já frequentadas pelo seu público-alvo para decidir em quais você deve inserir a sua marca, por meio de um perfil ou uma página.

Lembre-se de pesquisar de que forma as empresas atuam nas redes sociais consideradas, para se adaptar adequadamente. Por exemplo, no Facebook, as marcas devem criar páginas, em vez de perfis. Aquelas que não se encaixam nesse padrão correm o risco de serem banidas.

2. Publique conteúdo regularmente

Um dos aspectos mais importantes do gerenciamento de redes sociais é garantir que a sua presença nessas plataformas sempre conte com conteúdo inédito. Afinal, nenhum público vai se engajar em uma página abandonada.

Observe as preferências da sua audiência e crie um calendário editorial, no qual estejam previstos os dias e horários em que você terá publicações. Por fim, você pode agendar esses posts, em vez de precisar publicá-los em tempo real.

Se você não tiver conhecimento suficiente ou disponibilidade para manter suas redes sociais atualizadas, é melhor pensar na possibilidade de contar com ajuda especializada e considerar a contratação de uma agência de Marketing Digital.

3. Responda seu público

É muito comum ver pessoas buscando a atenção das empresas nas redes sociais, para dar sugestões, tirar dúvidas, reclamar de algum problema etc. Para não gerar frustração no seu público, a sua marca precisa se mostrar disponível nessas situações. Nunca, portanto, deixe ninguém falando sozinho. Certifique-se de checar os contatos enviados para cada perfil da sua empresa e responda, sempre empregando o tom considerado adequado para aquele público.

4. Imprima sua marca

A presença da sua marca nas redes sociais tem que ser facilmente reconhecível. Isso significa que seus posts — e tudo mais que você produzir — precisam trazer a sua identidade visual e quaisquer outros elementos que sejam características próprias.

Lembre-se de configurar adequadamente o layout do perfil, inserindo seu logotipo e demais recursos visuais que se encaixem nos espaços disponíveis.

5. Monitore os resultados do seu gerenciamento de redes sociais

Para ter certeza de que o seu gerenciamento de redes sociais está correto, é essencial que você fique de olho nos números conquistados a cada período — seja ele diário, semanal ou mensal. Usando ferramentas como o Google Analytics e o Facebook Insights, só para citar algumas opções, você consegue saber:

  • Quais tipos de posts são melhor aceitos pela sua audiência;
  • Quais caminhos ela percorre em seu espaço até chegar à conversão;
  • Quais são seus dados demográficos e mais.

Tudo pronto para começar o seu gerenciamento de redes sociais de maneira eficiente e aproveitar resultados cada vez melhores? Lembre-se de que sua estratégia deve estar em constante renovação, sempre buscando novas referências conforme as novidades surgem ao longo do tempo. Assim, você fica à frente dos seus concorrentes e na mente do seu público!

E, além de investir, é preciso mensurar o retorno do seu investimento no gerenciamento de redes sociais, portanto, leia um outro artigo sobre o tema e saiba como calcular o ROI das suas ações de Marketing.

 

Diego Kanaane

Consultor web.