Um gestor de marketing sabe que sua área é fundamental para manter uma empresa atualizada em relação ao mercado e garantir o sucesso de um negócio. Sem a criação, comunicação e entrega de valor ao cliente, não há produto incrível ou serviço maravilhoso que resista à pressão da concorrência.

Ele é o principal responsável por gerenciar essas importantes operações e, apesar da especialização acadêmica ser indispensável, as habilidades de que necessita vão muito além do que é ensinado em sala de aula.

No artigo de hoje, você conhecerá melhor as responsabilidades e habilidades de um gestor de marketing, além de algumas dicas de como se tornar um profissional melhor atuando nessa área. Confira!

Quais as responsabilidades do gestor de marketing?

Ele é responsável, basicamente, pelo gerenciamento de toda a equipe de marketing e suas ações, expressas na comunicação, nas peças e campanhas da empresa. Portanto, uma de suas funções primordiais é conhecer o perfil da sua equipe, para explorar os pontos fortes de cada um no momento de delegar tarefas.

Ou seja, o gestor deve se preocupar mais em organizar e planejar corretamente as atividades da equipe do que em realizar tarefas operacionais do marketing, por mais que isso se torne necessário algumas vezes.

Enquanto gestor, esse profissional tem a responsabilidade de fazer com que a equipe funcione da melhor forma e produza aquilo que dela é esperado. No entanto, é preciso tomar cuidado para incentivar liberdade e a autonomia dos funcionários, pois assim eles se tornam mais responsáveis, maduros e profissionais.

Quais as habilidades essenciais para um gestor de marketing?

Conhecendo suas principais responsabilidades, é hora de traçar o perfil do gestor de marketing ideal. Vale lembrar que a maioria dessas habilidades é aprendida e desenvolvida com o tempo, então não se preocupe, caso não se encaixe perfeitamente em todas elas.

Esse profissional deve:

  • ser estrategista;
  • ter uma visão holística do negócio e do mercado como um todo, para ser realista no planejamento de campanhas e ações de comunicação;
  • ter capacidade de integrar os esforços de cada membro da equipe;
  • ser curioso e ter interesse em investigar todos os aspectos da empresa;
  • possuir habilidade de liderança, principalmente de equipes multidisciplinares;
  • dominar novas tecnologias;
  • saber arriscar;
  • pensar sempre no cliente.

Como ser um gestor de marketing cada vez melhor?

Por lidar com informação todo o tempo, o gestor de marketing precisa saber se comunicar bem e ter ouvidos sempre atentos. O feedback é necessário e deve vir de ambos os lados: líder e liderados.

Recicle-se

Reconheça a necessidade de se atualizar constantemente. No meio do marketing, as novidades surgem a todo instante e exigem profissionais antenados.

Analise

Aposte na análise de dados para embasar a tomada de decisões, garantindo ações acertadas, baseadas em fatos e dados e não apenas em incertezas que não se pode mensurar.

Mensure

Falando em mensurar, é muito importante estabelecer KPIs para acompanhar a performance da equipe de marketing.

Lidere

Como gestor, é seu papel direcionar as ações de sua equipe, utilizando indicadores e feedback como instrumentos para aprimorá-la sempre, garantindo sua eficiência. Mas não esqueça de manter uma postura ética, para ser exemplo e inspiração de seus liderados.

Aprimore

Em suma, o gestor de marketing deve manter um bom relacionamento com sua equipe, valorizando as potencialidades de cada um e trabalhando para que todos consigam crescer profissionalmente. Assim, todo o setor de marketing do negócio passa a funcionar da maneira esperada.

Enfim, esse profissional possui um papel muito importante para o crescimento saudável de um negócio. Sua carreira deve ser permeada por muitos estudos, dedicação e comprometimento. Dessa forma o sucesso é garantido, não só para a empresa, mas também para si mesmo.

Nosso artigo esclareceu suas dúvidas sobre as atividades de um gestor de marketing? Compartilhe essas informações em suas redes sociais, para que seus amigos também possam aproveitar nosso conteúdo!

 

Diego Kanaane

Consultor web.