Pensando no faturamento da sua empresa, quais são os departamentos que têm maior influência no resultado? Você deve ter respondido que são as áreas de marketing e vendas, correto?

Claro que todos os setores e funções têm suas responsabilidades e atuações para que os objetivos sejam alcançados. Mas essas equipes têm papel fundamental. Então, que tal uni-las e aproveitar os benefícios do Smarketing?

Se você quer saber o que é Smarketing, conhecer os benefícios de alinhar os setores de marketing e vendas e ainda como fazê-lo, confira nosso post!

Smarketing: a união entre marketing e vendas

Em uma empresa, o setor de marketing é responsável por criar e captar as oportunidades que o mercado oferece. Ele atua na prospecção de clientes, nutrindo-os com informações e conteúdos relevantes para aproximá-los da decisão de compra. A partir daí, é possível encaminhar os clientes para o departamento de vendas.

Essa segunda equipe é responsável por recebe os leads — potenciais clientes — e tem a responsabilidade de convertê-los em clientes reais, fechando pedidos de compras com contato direto.

Falta de comunicação: um problema real

Quando essas áreas atual de forma isolada, é possível identificar diversos conflitos. Um exemplo comum ocorre quando o time de Marketing percebe que é responsável por criar as oportunidades, mas o time de Vendas não consegue convertê-las.

Já a equipe de vendas reclama que os leads não chegam com todas as informações relevantes, sendo necessário nutri-los para convertê-los.

Diante desses conflitos, surgiu a ideia de unir as equipes e criar uma sinergia, com foco nos resultados. Afinal, não é o objetivo de cada equipe isolada o fator mais importante. O que realmente tem valor é o resultado gerado pelo trabalho em conjunto.

Essa operação trabalha como um sistema de engrenagens — uma movimenta a próxima e, assim, todo o sistema vai para frente. Se uma falhar, a consequência é a interrupção do conjunto.

Unindo as equipes de marketing e vendas, várias vantagens são possibilitadas, tais como:

  • aumento das vendas;
  • melhora na comunicação interna;
  • criação de novas oportunidades;
  • redução de custo nas estratégias;
  • foco nos resultados.

Oportunidade: alinhando o marketing e as vendas

Para unir essas duas equipes, alguns passos são importantes. Vamos analisá-los:

1. Junte as equipes e explique a estratégia

O primeiro passo é reunir as duas equipes. Mostre para todos os integrantes o objetivo da união, o que eles perdem trabalhando separados e o que podem ganhar com a mudança.

Use a reunião para esclarecer todas as dúvidas, questionamentos e ouvir as possíveis reclamações que surgirem. O importante é mostrar que essa ação, se bem implementada, trará benefícios para todos.

2. Incentive a comunicação

Na primeira reunião você já pode montar um cronograma com encontros futuros. É muito importante que os integrantes troquem informações — todo dado útil deve ser compartilhado. As reuniões frequentes vão servir, também, para quebrar as barreiras e aproximar mais as equipes.

3. Implemente um SLA

SLA — Service Level Agreement — é um acordo escrito, no qual será montado um plano de ações e cada parte assinará, assumindo as responsabilidades levantadas. Para cada ação, coloque um responsável e determine prazos. Assim, todos os envolvidos terão conhecimento desse planejamento.

4. Meça os resultados

Por último, mas não menos importante, você deve analisar os resultados. Avalie como a união entre marketing e vendas influenciou nos objetivos da empresa. Acompanhe o desenvolvimento de cada ação, identificando as melhores práticas.

Mostre os resultados para os envolvidos para que vejam que o alinhamento realmente respondeu ao seu propósito: melhorar os números da empresa!

Resultado: equipes alinhadas

Como vimos em nosso artigo, alinhar as equipes de marketing e vendas pode trazer resultados fantásticos. Além de melhorar a comunicação interna e criar estratégias mais eficazes, a união possibilita um aumento significativo nas vendas.

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