Não basta fazer marketing, é preciso apresentar o desempenho e a importância de cada ação, mas, sem uma mensuração de resultados eficiente, se torna praticamente impossível avaliar o alcance de uma campanha. 

Por isso que, dentro das organizações, os diretores cobram de seus gerentes de marketing, apresentações eficientes que justificam os investimentos no setor. Assim, cabe ao gestor, colher e analisar corretamente as informações a partir de dados mensuráveis. 

Se você busca alternativas e conhecimento para fazer uma apresentação impecável para seu diretor, se ligue nessas dicas e faça valer a pena cada centavo investido em marketing. Vamos lá?

1. Planeje o relatório de métricas

É essencial que os relatórios tragam informações que acrescentem na mensuração de resultados. Para isso, uma boa alternativa, é planejar o relatório de métricas de acordo com o objetivo do marketing. 

Se você já planeja, executa e monitora cada ação da equipe de marketing, chegou a hora de entender como funciona as métricas e definir cada item do relatório para obter sucesso na hora da apresentação. 

Em outras palavras, é preciso clareza dos objetivos para melhorar o desempenho das campanhas. Se o seu foco é aumentar a visibilidade da empresa, seja física, seja e-commerce, deve conhecer as necessidades dos clientes para ter certeza que o resultado final é igual ao planejado. 

Se não tiver essas respostas, a chance de insucesso é muito grande. 

2. Defina o que é macro e micro e identifique os resultados

No primeiro momento é preciso analisar uma campanha de maneira geral e após isso fazer uma análise mais detalhada. 

Tendo clareza sobre o ROI (retorno sobre o investimento) de maneira geral, você poderá descobrir que a campanha foi satisfatória, mas, dentro de uma análise mais detalhada, talvez perceba que uma determinada estratégia ficou abaixo do esperado ou até significou um gasto desnecessário. 

Se conseguir identificar esse prejuízo evita incorrer num erro que pode ser evitado. 

3. Identifique os pontos positivos e negativos

Da mesma forma que o ponto anterior, se conseguir identificar pontos positivos e negativos, de maneira isolada, será impossível cometer o mesmo erro. 

Procure por comentários, baixa taxa de compartilhamento, baixa visibilidade e conversão, além de outros pontos que colaboram na identificação de problemas.  

Fale sobre isso e diga que, além de identificar, já está tomando medidas para diminuir o ruído ou eliminar os pontos negativos e ressaltar os positivos. 

4. Ressalte os pontos de vantagens

Mesmo que uma campanha de marketing fique marcada pela negatividade, você, como responsável pelo setor, deve sempre ressaltar os pontos positivos, afinal, todos estão interessados nos resultados positivos. Os negativos são importantes quando encarados como aprendizado e possibilidade de melhoria. 

Essa deve ser a tônica de uma apresentação eficiente. Caso contrário, o risco de ser mal compreendido e parecer perdido é muito grande. 

5. Seja abrangente

Não desperdice detalhes e nem a oportunidade de mostrar que você pensou em tudo. Explique que, apesar do resultado esperado ser bem conhecido, o caminho precisava ser descoberto a partir de ações específicas, as quais serão explicadas de acordo com a necessidade.

6. Organize a apresentação

Que tal pensar em planilhas com todos os relatórios organizados por data, hora e tipo de público. Faça com que o ouvinte reviva cada etapa da organização, desde quando a campanha foi pensada, até o momento em que o resultado final foi identificado. 

Nada de despejar informações sem uma ordem cronológica e o mínimo de organização. Aliás, se a intenção é uma apresentação eficiente, essa é a primeira coisa que deve fazer. Quem sabe, até mesmo durante o planejamento e a prática da campanha. 

Seguindo essas dicas você irá simplificar a apresentação e a tornará clara e eficiente. Sabendo que a mensuração de resultados é fundamental para o crescimento da empresa e para diminuir o risco de prejuízo, não faz sentido a falta de organização, a pobreza de detalhes, a falta de planejamento e de reconhecimento de pontos positivos e negativos das ações de marketing. 

Agora que você já sabe como fazer uma apresentação eficiente sobre mensuração de resultados em marketing, que tal assinar nossa newsletter e ter mais conteúdo sobre marketing diretamente no seu e-mail.