As buscas já são parte da rotina de navegação dos usuários na web. Não é por acaso que estratégias de SEO (Search Engine Optimization) têm sido cada vez mais utilizadas para aumentar a visibilidade online das empresas. São técnicas cujo objetivo é otimizar o site da sua companhia para obter o melhor posicionamento possível quando os usuários buscam por termos relacionados ao seu negócio.

E para ajudá-lo a alcançar o sucesso com a sua estratégia de SEO, selecionamos 4 conceitos que você precisa saber antes de iniciar a otimização do seu site. Acompanhe!

1. Conteúdo

Uma estratégia de SEO está intimamente ligada ao conteúdo do seu site. É por meio do conteúdo que os mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo analisam uma página web em busca de palavras-chave que revelem o seu assunto. Feita essa análise, o buscador será capaz de categorizar a página e mostrá-la nos resultados quando for pertinente.

Ou seja, ter um site com informações claras e completas é o início de uma estratégia bem-sucedida de SEO.

2. Fatores On-Page

Mas não basta ter um ótimo conteúdo para o seu site se posicionar bem. É preciso configurar alguns aspectos da página que favoreçam tanto os usuários quanto os buscadores. São alterações que deixam clara a estrutura e o significado daquele conteúdo.

Isso envolve a escolha de uma palavra-chave, que pode ser composta de um ou mais termos, e seu uso adequado ao longo da página. Incluir a palavra-chave na URL, no título e em um ou mais subtítulos são alguns exemplos de otimizações do gênero.

Esses elementos são conhecidos como Fatores On-Page (em português, dentro da página), pois são elementos do próprio site que estão sob nosso controle.

3. Fatores Off-Page

Quando os elementos de otimização são externos ao site, chamamos de Fatores Off-Page (em português, fora da página). Eles se baseiam em criar condições favoráveis para que as suas páginas recebam links externos.

Receber links externos é um indicativo para os mecanismos de busca de que o seu site tem alguma autoridade. Isso significa que ele foi relevante para alguém (o site que fez o link) e pode vir a ser relevante também para os usuários do buscador (quando fizerem a pesquisa apropriada).

A melhor maneira de conseguir links é produzindo e divulgando conteúdo de qualidade. Para produzir conteúdo, avalie a criação de um blog para publicar informações não só sobre a sua empresa, mas sobre o seu mercado e assuntos relacionados. Para divulgar, aprenda a utilizar e gerenciar redes sociais para espalhar esse conteúdo.

Além de atrair leitores que podem vir a se tornar clientes, a criação de conteúdo realmente útil vai chamar a atenção de sites da sua área de atuação, que eventualmente farão links para você.

4. Black-Hat SEO

É preciso ficar atento, porque também existe a forma errada de se fazer SEO. E por errada, queremos dizer desonesta.

Imagine que o dono de um site ofereça colocar links em suas páginas para sites que linkem para o site dele. Essa é uma prática conhecida como “troca de links” e faz parte de um conjunto de práticas desleais para conseguir melhor posicionamento, chamado Black-Hat SEO.

Se um mecanismo de busca tiver indícios que um site está fazendo uso de técnicas de Black-Hat SEO, poderá penalizá-lo retirando posições. Em casos mais graves, o buscador poderá até banir o infrator do sistema, deixando de exibi-lo nos resultados.

Portanto, fique longe de “especialistas” que prometem a primeira posição no Google em pouco tempo. SEO é feito com planejamento, execução eficiente e monitoramento constante dos resultados.

Para ter a tranquilidade de que as etapas da otimização serão implementadas com responsabilidade e competência, sugerimos que você avalie a contratação de uma agência de marketing digital. Profissionais experientes em projetos de SEO estarão comprometidos em executar as melhores práticas para trazer os melhores resultados para a sua empresa.

Agora que você sabe as noções principais sobre uma boa estratégia de SEO, nós queremos saber: já se sente confiante para iniciar a otimização do site da sua empresa? Deixe o seu comentário!

 

Diego Kanaane

Consultor web.