O e-mail marketing é uma prática muito conhecida por grande parte das empresas presentes no mercado. Sua extensa adesão ocorre devido às várias vantagens, como custo baixo, facilidade de personalização e rápido retorno sobre o investimento.

Cabe lembrar que o seu objetivo vai além de apenas fazer com que os clientes abram o seu e-mail. O que realmente importa é despertar o interesse dos leads para que tornem-se clientes satisfeitos.

Uma pesquisa realizada pelo E-mail Marketing Industry Census, em 2016, concluiu que 73% dos participantes consideram que o e-mail marketing tem um retorno de investimento superior ao SEO em seus negócios.

Neste post abordaremos seis dicas para melhorar a performance do e-mail marketing no seu negócio.

1. Timing

A escolha do momento certo de mandar um e-mail pode ser decisiva para você atingir ou não o seu objetivo. Alguns podem achar que o horário comercial é o mais indicado para enviar a sua campanha de e-mails, mas isso não é uma regra.

Pesquisas mostraram que, no período da noite e nos fins de semana, as taxas de abertura são excelentes. Isso porque, nesses horários, as pessoas tendem a abrir a sua caixa de entrada com calma e ter mais tempo de ler o seu conteúdo.

2. Tamanho

Não existe receita certa para o tamanho de um e-mail. Na verdade, qualquer e-mail marketing não deve seguir um padrão, pois ele varia muito de empresa para empresa. Porém, existem algumas dicas relacionadas ao tamanho que, se forem seguidas, poderão trazer melhores resultados:

  • por meio de testes A/B, busque produzir e-mails sempre na mesma linha, evitando desvios de tamanho dos e-mails com maior sucesso;
  • o ideal é que o usuário consiga acessar o conteúdo facilmente e não dependa da barra de rolagem para visualizar toda a mensagem;
  • o conceito responsivo é fundamental — o e-mail marketing deve ajustar-se automaticamente de acordo com o tamanho da tela de dispositivos como tablets e smartphones.

3. Segmentação

Uma ação muito importante para melhorar a performance do seu e-mail marketing é a segmentação. Com certeza, a sua empresa apresenta clientes com perfis diferentes, diversos tipos de produtos ou segmentos de mercado. Separá-los por grupos facilita muito, pois torna a sua mensagem mais relevante.

Pela segmentação do e-mail marketing, você poderá criar conteúdos personalizados e, por consequência, melhorar muito os seus resultados com campanhas inteligentes e dirigidas para cada segmento.

4. Propósito

Uma dica muito importante está relacionada ao objetivo do e-mail que você pretende mandar. O propósito do seu e-mail deve estar bem claro. Colocar-se no lugar do leitor é uma boa maneira de verificar se o e-mail contém um real propósito.

Deixar uma pergunta no ar, uma atividade para ser realizada, uma chamada call-to-action são formas de agregar um propósito ao e-mail. Lembre que o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para manter um bom relacionamento com os seus clientes.

5. Assunto

O assuntou do e-mail é tão importante quanto o corpo do texto ou imagens que você pretende enviar. A ideia não é contar toda a história de primeira, caso contrário as pessoas não terão interesse algum em abrir o seu e-mail.

Por outro lado, algumas palavras-chave ou uma frase devem ser utilizadas para indicar o tema do e-mail. Essa ação facilita ainda a busca na caixa de entrada posteriormente.

6. Pesquisas de saída

Pesquisas de saída são muito fáceis de se aplicar e podem fazer com que a sua empresa melhore o desempenho do seu e-mail marketing. Essas pesquisas são adicionadas ao final do e-mail e, com elas, é possível perguntar os motivos no caso de alguma pessoa cancelar o recebimento de seus e-mails, solicitar feedbacks e sempre melhorar.

Ao contrário do que muitas empresas pensam, o e-mail marketing não representa apenas um mero instrumento para divulgação. Para extrair todo o seu potencial, encare-o como uma das mais adequadas ferramentas para conhecer melhor os seus clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o nosso post sobre como criar o conteúdo certo para o seu público-alvo!

 

Diego Kanaane

Consultor web.