É comum que gerentes tenham dificuldade de mostrar os resultados das campanhas para seus superiores. Se esse é o seu caso, talvez seja a hora de dar mais atenção ao planejamento das suas ações e, especialmente, à definição dos KPIs (em inglês, Key Performance Indicators).

Embora a escolha dos KPIs no marketing digital seja uma etapa importantíssima, muitas vezes ela não recebe o cuidado necessário. A consequência disso é a seleção de indicadores que não são relevantes para os objetivos do negócio. Logo, corre-se o risco de não fazer uma análise acertada do andamento da sua estratégia de marketing.

Além disso, há KPIs apropriados para diferentes tipos de público que estiverem analisando o relatório. Alguns deles interessam a você, gerente, mas não são significativos para seu diretor, por exemplo. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema? Então, acompanhe este post e aprenda a definir os KPIs no marketing digital.

Como os KPIs funcionam?

Para começo de conversa, é importante ter em mente a diferença entre métricas e KPIs. Enquanto uma métrica é um número em estado bruto, os indicadores-chave de desempenho a combinam a um objetivo de negócio.

Por funcionarem dessa maneira, eles são mais estratégicos para sua empresa e podem contribuir para a tomada de decisões mais assertivas.

Por que vale a pena acompanhá-los?

A principal vantagem do marketing digital em comparação ao tradicional é justamente a possibilidade de mensuração dos dados de cada ação. Assim, não aproveitá-los é desperdiçar possíveis aprendizados a partir de resultados já obtidos. Não faz sentido, não é mesmo?

Para extrair o máximo de insights, opte por KPIs que sejam simples, baseados em dados confiáveis e que possam ser mensurados periodicamente. Eles também devem ser de fácil compreensão para que toda a equipe possa acompanhá-los em suas atividades cotidianas. Afinal, um indicador só é válido se ajuda a analisar e planejar com mais inteligência.

Quais deles são os mais importantes para seu negócio?

ROI

ROI (em inglês, Return on Investment) serve para você saber se sua empresa está ganhando ou perdendo dinheiro com cada investimento feito. 

Ele pode ser calculado por meio da seguinte equação:
ROI = (lucro do investimento – custo do investimento)/custo do investimento 

Lembre-se de que o lucro é a margem de ganho sobre cada venda e não o ganho total.

Taxa de conversão

taxa de conversão permite que você calcule a efetividade do seu site ou de uma página específica de acordo com a meta escolhida ― por exemplo, preenchimento de um cadastro, download de um material ou realização de uma venda. 

Para isso, utilize a fórmula abaixo:
Taxa de conversão = (número de conversões/número de acessos) * 100 

Custo por lead (CPL)

Possibilita conhecer o valor gasto para a obtenção de um lead, que é um cliente em potencial. 

Veja a equação a seguir:
CPL = valor do investimento/número de leads

Ticket médio

É o valor médio que cada cliente gasta comprando o seu produto ou serviço. Ele também é útil para se ter uma ideia de quanto é possível investir na aquisição de um cliente. 

Confira a fórmula abaixo:
Ticket médio = receita total de vendas/número de clientes

Agora que você já compreende a importância da escolha de KPIs no marketing digital da sua estratégia, esteja atento também à documentação de todo o trabalho feito. No começo, isso pode parecer perda de tempo, mas depois ajudará bastante a melhorar o rendimento da equipe.

Se precisar de ajuda, contrate uma agência especializada e conte com profissionais experientes no assunto.

Gostou de aprender como definir KPIs no marketing digital? Então, continue a visita e descubra agora os 5 erros cometidos no Google AdWords que desperdiçam sua verba de marketing!

 

Diego Kanaane

Consultor web.