Está mais do que provado: uma boa estratégia de marketing digital, quando bem executada, é uma excelente oportunidade para as empresas obterem resultados na captação de leads e de novos clientes. E o que isso traz como consequência? Faturamento!

Porém, por se tratar de uma novidade, é muito comum que algumas empresas cometam alguns erros e demorem um pouco para alinhar sua estratégia e atingir os resultados esperados.

Neste post, abordaremos os principais erros cometidos pelas empresas que investem no marketing digital. Mas é claro que não vamos deixar de indicar algumas boas práticas para consertar ou evitar esses deslizes. Confira!

Falhar ao definir sua persona

A base do marketing digital é o compartilhamento de conteúdo rico para o seu público-alvo. Por isso, é muito importante conhecer bem para quem você compartilhará posts, vídeos e outros tipos de materiais.

Um erro ao definir sua persona pode levar toda a sua estratégia de marketing digital por água abaixo. Uma boa definição de persona é a chave para uma boa comunicação entre a marca e os seus consumidores.

Faça pesquisas com seus clientes atuais, analise os clientes dos seus concorrentes e defina algumas personas que se encaixem no seu negócio. Assim, será possível planejar uma estratégia de marketing digital certeira.

Não fazer pesquisas de palavras-chave

O principal objetivo ao compartilhar conteúdo é fazer com que possíveis leads cheguem a conhecer sua marca, e uma das principais formas de se conseguir isso é utilizando palavras-chave relevantes e com alto volume de busca no Google.

A ideia é que os materiais compartilhados pela sua estratégia de marketing estejam sempre na primeira página do Google. Segundo pesquisas, menos de 10% das pessoas clica na segunda página.

Se você não levar em conta o uso de palavras-chave em seus posts, por exemplo, a chance de que eles não atinjam sua persona é muito grande. Para lhe ajudar na pesquisa e escolha das melhores palavras-chave, alguns softwares como o WordStream e o KeywordPlanner podem ser utilizados.

Produzir conteúdo de baixa qualidade

Um dos principais motivos que podem afetar o sucesso de uma estratégia de marketing é, com certeza, o compartilhamento de material de baixa qualidade. Afinal, seu público-alvo deve relacionar sua marca a uma imagem de confiança.

O que vem ocorrendo bastante é o compartilhamento de material muito parecido entre as marcas concorrentes. Em muitos casos, isso acaba trazendo resultados até negativos, pois o público acaba perdendo o interesse com tanta informação irrelevante.

Não importa se são blogposts, webinars, e-books ou infográficos: o que se espera é que o material seja muito bem dirigido às personas de interesse e que todo material entregue algo novo e interessante.

Manter pouco relacionamento com o público

Outro erro que algumas empresas comentem em seu marketing digital é não dar a devida importância ao relacionamento com o público.

Se os materiais disponibilizados aos leads e clientes remetem a uma interação com o público ― um CTA para comentários no post, por exemplo ―, é fundamental que esses comentários sejam respondidos de forma personalizada.

Uma excelente estratégia para manter um bom relacionamento utilizando o marketing digital é saber segmentar bem o seu público. Fazer isso torna sua campanha muito mais pessoal e vencedora. Essas ações favorecem a criação de uma relação de confiança com os leads gerados, aumentando, assim, as chances de fechar um negócio.

Deixar de medir seus resultados

Falhar na análise de resultados de marketing digital pode ser um erro fatal. Seu acompanhamento é a chave para buscar o sucesso das campanhas, e a melhor forma de fazê-lo é por meio do estabelecimento de métricas. Alguns exemplos são:

Se durante a leitura deste post você percebeu que sua empresa está cometendo alguns erros na estratégia de marketing, não se desespere! É comum que se leve algum tempo para deixar tudo acertado e funcionando perfeitamente.

Não desanime: encare esses erros como uma oportunidade de melhorar continuamente sua estratégia de marketing digital.

Gostou deste post? Ficou com alguma dúvida ou tem algum relato sobre suas experiências? Deixe o seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós!

 

Diego Kanaane

Consultor web.