O SEO (Search Engine Optimization) tem se tornado fundamental para as empresas que desejam aparecer nos primeiros resultados de busca na internet. E com a alta competitividade no ambiente online, o SEO local apresenta-se como uma alternativa eficiente e que traz um excelente retorno. 

Entretanto, para tirar total proveito desse recurso e promover o seu negócio corretamente, é necessário conhecer bem esse conceito e quais são as melhores práticas. Ficou interessado no assunto? Então, confira a seguir como utilizar o SEO local em sua estratégia de marketing digital!

O que é o SEO local?

O SEO local é uma estratégia de otimização por meio da qual as empresas conseguem oferecer soluções mais personalizadas e direcionadas aos seus públicos. Em outras palavras, o recurso permite que os usuários encontrem serviços e produtos próximos aos lugares onde estão.

Ao pesquisarem por “restaurantes árabes”, por exemplo, os internautas encontram resultados e alternativas próximos da sua localização. E também pesquisando por “bares em Copacabana”, por exemplo, o público encontra as melhores opções, mesmo que não esteja no local naquele momento. 

Assim, desde que seja bem aplicado, o SEO local pode proporcionar inúmeros benefícios, como o aumento nas vendas, a fidelização de clientes e presença online mais relevante. Gostou de conhecer mais sobre esse recurso? Então, confira agora 4 boas práticas para você aplicar em seu negócio: 

1. Inclua as palavras-chave nas tags

Toda estratégia de SEO deve começar com a definição das tags, em HTML. Tendo isso em vista, essas tags precisam conter as palavras-chave para deixar as páginas bem ranqueadas. As principais são:

  • <Title>: descreve o conteúdo da página;
  • <Meta Description>: deve conter uma descrição mais detalhada sobre o conteúdo; 
  • <H1>: serve para organizar os títulos e pelo menos uma delas precisa conter a palavra-chave principal;
  • atributo “Alt” nas imagens: elas devem ser acompanhadas do Alt Text com suas palavras-chave;
  • URL: apesar de não ser uma tag, é importante fazer a inclusão da palavra-chave principal.

Dessa maneira, podemos observar que a otimização de páginas com SEO local segue bem o padrão do SEO On Page, mas, nesse caso, é importante incluir palavras como o nome da cidade ou do lugar em que você está.  

2. Tenha um site responsivo

Com o aumento do uso de smartphones, é imprescindível para as empresas ter um site adaptado para os dispositivos móveis. Além de proporcionar uma experiência mais agradável aos usuários, os buscadores pontuam melhor o site, fazendo com que ele apareça nas primeiras posições.

Além disso, essa prática é muito recomendável em uma estratégia de SEO local, já que as pessoas ganham a praticidade de usar um celular ao pesquisarem sobre produtos e serviços oferecidos ao seu redor.

3. Inclua um espaço para comentários e avaliações online

Um dos principais critérios utilizados pelos internautas para comprar um produto ou frequentar determinado local são as avaliações feitas sobre a empresa. Por essa razão, é importante deixar habilitado um espaço em seu site para que os usuários deixem seus comentários e sugestões. 

Você pode utilizar as avaliações negativas para aperfeiçoar o seu negócio e os elogios para atrair ainda mais consumidores. Assim, você consegue construir uma imagem de marca mais próxima ao público e com credibilidade, fazendo com que eles visitem seus serviços próximos.   

4. Trabalhe com uma agência especializada

Uma excelente alternativa para quem deseja construir uma estratégia de SEO local certeira e que renda bons resultados é contratar uma agência especializada. Afinal, a expertise e todo o conhecimento dos profissionais vão garantir um planejamento bem-feito e adequado aos objetivos da empresa. Além disso, a sua marca terá outros benefícios, como: 

  • melhor retorno sobre o investimento;
  • segurança em saber que os profissionais são devidamente qualificados e especializados;
  • sua equipe de marketing não fica sobrecarregada;
  • entrega de uma estratégia completa.

Gostou dessas dicas e conseguiu entender melhor como funciona esse poderoso recurso? Para que você tenha sucesso, é necessário aplicá-lo dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo bem organizada e gerida por profissionais que conhecem sobre o assunto.

Então, se você quiser que o SEO local funcione de forma adequada em seu negócio, entre em contato com a Media K! Marketing Digital. Temos soluções incríveis para fazer da sua estratégia um verdadeiro sucesso!

 

Diego Kanaane

Consultor web.