Social Selling é a arte de vender nas redes sociais, usando-as para encontrar novos clientes, conectar-se com eles e compreendê-los de forma estratégica.

É a maneira atual de manter um relacionamento significativo com clientes potenciais e engajá-los com sua marca mesmo que não haja necessidade imediata do seu produto ou serviço.

Se sua empresa tem um perfil ou conta profissional no Facebook, LinkedIn ou Twitter, você já está usando o Social Selling! Com ele, é possível alavancar suas redes sociais para construir relacionamentos de confiança e, consequentemente, atingir suas metas de vendas.

Neste post, abordaremos essa prática, assim como sua importância e algumas ações para utilizá-la de forma eficiente. Confira!

Engaje seus potenciais clientes

Um elemento-chave para vender nas redes sociais é o compartilhamento de conteúdo relevante. É muito importante que sua empresa se posicione como especialista no assunto ou no mercado em que atua. Ser reconhecido como tal traz autoridade e confiança para a organização.

Uma vez que sua rede de clientes esteja engajada com a sua marca, ela será a primeira da lista a ser considerada quando houver necessidade.

Crie uma marca forte

Na atualidade, os compradores vêm se tornando cada vez mais seletivos. O relacionamento entre empresas e clientes é um fator primordial para a escolha entre você ou o seu concorrente. A criação de uma marca profissional forte mostra que sua organização é participante ativa no seu nicho de mercado.

Da mesma forma, o branding nas redes sociais poderá trazer excelentes resultados de vendas. Mais do que isso: sua empresa consegue formar laços sociais que refletem em clientes recorrentes e mais fiéis.

Concentre-se nas perspectivas certas

O Social Selling permite se conectar e encontrar clientes potenciais de forma mais eficaz do que por meio de atividades realizadas por vendas tradicionais, como ligações telefônicas, e-mails e visitas.

O número de clientes que entra em contato com empresas por meio de chats ou atendimento online aumenta a cada dia. Investir em Social Selling é disponibilizar ao seu público outros canais de comunicação e relacionamento mais ágeis e eficazes.

Analise o seu público-alvo

Uma das principais dificuldades que as equipes de vendas encontram é conseguir informações relevantes sobre os clientes potenciais (ou leads). Obter e tratar informações dos clientes é muito importante e auxilia na análise dos seus comportamentos e padrões de consumo, por exemplo.

Algumas informações interessantes que são obtidas quando se busca vender nas redes sociais: quais são os principais temas que minha persona interage? Quais hashtags ela tem usado ultimamente? Onde ela busca informação? Esses dados ajudam e muito sua equipe de vendas a entender melhor seu público-alvo.

Busque receita e resultados

O principal objetivo do Social Selling é trazer novas oportunidades por meio das relações em redes sociais. Porém, é preciso saber avaliar as receitas e os resultados dessa ação.

É importante que essas recém-criadas oportunidades de vendas sejam acompanhadas de perto durante toda a jornada do cliente. Para isso, programas como o CRM facilitam o registro de informações e auxiliam no passo a passo nesse contato.

Além disso, o conceito de funil de vendas é fundamental para classificar as oportunidades e fornecer as informações necessárias para cada estágio desse relacionamento com o cliente.

Agora que você já conhece o Social Selling, sua importância e como aplicá-lo para vender nas redes sociais, confira este post com 6 passos para gerar leads pelas redes sociais!

 

Diego Kanaane

Consultor web.