Custos menores, ótimo alcance, público segmentado, praticidade. As ações de marketing digital trouxeram diversas vantagens para as empresas, mas também muitas dúvidas.

Como uma área nova, dinâmica e em constante evolução, ela oferece um leque imenso de ferramentas e possibilidades. Quais delas aproveitar?

No post de hoje, vamos conhecer quais devem ser as suas prioridades no planejamento de marketing digital para garantir o sucesso da sua empresa na web. Anote!

1. Descubra o perfil do consumidor

Tudo o que a sua empresa faz é para convencê-lo a comprar. Por isso, conhecer seu consumidor é fundamental.

Não adianta estar presente no Instagram se seu público não costuma usá-lo. Se seus consumidores costumam buscar por produtos como os seus no Google, então você está perdendo oportunidades de fazer negócios valiosos se não aparecer entre os primeiros resultados! E estes são apenas alguns exemplos.

Conheça seu consumidor. Realize pesquisas entre seus clientes atuais ou até mesmo contrate pesquisas de mercado. Acompanhe os dados de seu site e redes sociais para saber quem eles são. Toda informação é importante!

2. Defina os objetivos da empresa

O que a sua empresa pretende alcançar na web? O marketing digital pode ajudar você em muitos aspectos: Crescimento das vendas, criação de uma imagem positiva para a empresa, aumento da visibilidade e relacionamento com o cliente são algumas dessas possibilidades.

Defina, antes de tudo, seus objetivos principais, lembrando sempre de ter foco. Não tente abraçar o mundo! Com os objetivos definidos, será mais fácil planejar suas ações e os resultados certamente serão melhores.

3. Planeje ações de marketing digital

Elas são muitas, mas, calma! Com seu público e objetivos definidos, vai ficar muito mais fácil. É preciso escolher que ações vão fazer parte de sua estratégia.

Em que redes sociais você estará presente? Você vai fazer anúncios online? Como será seu conteúdo? São inúmeras as oportunidades para promover sua empresa, seus produtos e seus serviços de uma forma conveniente para o consumidor e eficaz para o empreendimento. Escolha as mais adequadas à sua estratégia.

4. Tenha uma equipe preparada

O marketing digital, como dissemos no início do texto, é uma área bastante dinâmica e repleta de ferramentas interessantes. Para saber aproveitá-lo da melhor forma, é preciso experiência, conhecimento e, acima de tudo, atualização.

Não subestime o poder de uma equipe especializada. Se você não tem recursos para uma equipe interna, a terceirização do serviço através da contratação de uma agência pode ser uma ótima saída.

Os profissionais de uma agência de marketing especializada possuem contato constante com o mercado, o que garante que estejam sempre por dentro das mais eficientes e mais atuais práticas.

5. Mensure os resultados

O marketing digital permite a mensuração dos resultados em tempo real por meio de ferramentas como o Google Analytics, as próprias redes sociais e algumas ferramentas pagas.

É possível saber quantas pessoas acessaram seus canais digitais, clicaram em seus anúncios, interagiram com a marca e até quantas compraram. Tudo isso resulta em investimentos mais inteligentes, baseados em dados concretos e atualizados sempre.

Um bom planejamento de ações de marketing digital não é mais luxo. Ele é essencial para o sucesso da sua empresa na web! Você já colocou essas dicas em prática? Conte para a gente nos comentários!

 

Diego Kanaane

Consultor web.