As estratégias de marketing podem ser comparadas a flechas que precisam ser bem direcionadas para atingir um alvo. Para ter sucesso nesse processo, algumas empresas desse ramo precisam de ajuda externa. Porém, elas ficam na dúvida se a melhor escolha seria contratar uma agência ou freelancer de marketing.

É esse o seu caso? Gostaria de saber quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções? Então você está lendo o post certo!

Será que contratar um freelancer é o ideal?

Algumas instituições optam por um freelancer — profissional autônomo — para fazer serviços de marketing, por considerarem uma contratação menos custosa e burocrática.

Porém, quando se trata de estratégias de divulgação da empresa, esses fatores não podem e não devem ser o motivo principal da contratação dessa forma de prestação de serviço. Para entender melhor, vamos analisar esses motivos:

Custo menor

O aspecto “custo menor” é muito atraente, mas os resultados que a empresa obterá podem ser nessa mesma medida. Afinal, a instituição está contratando um profissional para fazer um serviço que geralmente é feito por uma equipe de vários especialistas.

Logo é percebido que a qualidade do trabalho de um freelancer pode não ter o mesmo primor — e isso é compreensível — que o de um staff de profissionais.

Processo menos burocrático

Outra aparente vantagem é a facilidade no processo de contratação de um freelancer que costuma ser menos burocrático, pois muitos desses profissionais não utilizam um documento contratual.

Mas o que pode parecer prático, talvez resulte em falta de compromisso com os prazos de entrega do trabalho e também com a sua qualidade.  

É claro que existem freelancers que são excelentes profissionais. Entretanto, a empresa deve investigar bem antes de contratar e ver se essa forma de trabalho atenderá às suas demandas.

Por que contratar uma agência?

Alguns empresários relutam em contar com os serviços de uma agência de marketing por receio do valor que será cobrado por ela. Contudo, muitos chegam a conclusão de que vale a pena por causa dos benefícios apresentados. Mas quais são eles?

Equipe de especialistas

O serviço de marketing bem-feito conta com a união de vários profissionais. Esse time conhece bem os vários elementos que compõem esse universo, como: gestão de redes sociais, SEO, e-mail marketing, links patrocinados e outras práticas importantes.

Ao contratar uma agência, a empresa tem a direção desses especialistas e consegue alcançar os melhores resultados nas suas estratégias de marketing.

Além disso, por prestar serviços específicos desse ramo, a instituição de marketing acumula uma experiência enorme que lhe dá uma visão aguçada das tendências e exigências desse mercado.

Ferramentas adequadas

Para que uma campanha de marketing seja eficiente é preciso usar muitas soluções tecnológicas. Por exemplo: software de gestão de mídias sociais, ferramentas de otimização de sites etc.

Conhecer bem esses recursos e manter-se atualizado com os mais recentes é fundamental para montar uma estratégia de marketing completa que atinja o público-alvo e, por consequência, aumente o faturamento da empresa.

Sendo assim, somente uma agência dedicada à área de marketing consegue usar essas ferramentas da melhor maneira possível.

Entrega de resultados

O objetivo de uma agência de marketing é entregar resultados, de modo que todo o seu esforço será direcionado para o crescimento do negócio da empresa que a contratou.

Assim, a instituição contratante terá relatórios de desempenho das campanhas de marketing, bem como as projeções de crescimento para o futuro. Com esses dados em mãos, poderá traçar outras metas internas com mais confiança.

Em resumo: na hora de decidir entre uma agência ou freelancer, a empresa precisará fazer uma reflexão profunda sobre onde quer chegar com os seus serviços de marketing. Fazendo isso, com certeza fará uma boa escolha!

O que achou de nosso artigo? Ajudamos você a decidir se deve contratar uma agência ou freelancer para sua empresa? Conte sua experiência com um comentário em nosso post!