O Google Analytics é uma das mais poderosas ferramentas que você pode utilizar para mensurar os resultados das ações de sua empresa na internet. Ele é capaz de medir uma série de elementos de sites e de campanhas especiais, oferecendo dados em tempo real altamente precisos.

Um bom planejamento de marketing se faz a partir de números, portanto, o Google Analytics é um recurso valioso para qualquer área. No entanto, o sistema oferece tamanhas possibilidades que pode intimidar quem não possui tanta experiência.

Ao pensar no Google Analytics para iniciantes, é necessário focar no que é importante: como usar a ferramenta para atingir os seus objetivos.

Veja a seguir 4 ações que você precisa realizar no Google Analytics:

1. Analise as métricas certas

Pensar em Google Analytics para iniciantes não é só uma questão de focar no funcionamento da ferramenta, e sim no entendimento adequado dos números.

O Google Analytics oferece uma quantidade gigantesca de números em tempo real a respeito de seu site, o que pode gerar certa confusão na hora de fazer análises.

O ponto mais importante nesse aspecto é definir quais são as métricas que realmente correspondem aos seus objetivos. Por exemplo, se você quer fidelizar seu público, precisa acompanhar o índice de retorno dos visitantes.

2. Crie segmentos

Uma das principais dicas de Google Analytics para iniciantes diz respeito à forma como os dados são apresentados: você pode filtrá-los das maneiras que precisar para ter à sua disposição informações mais fiéis.

É possível exibir apenas dados de determinados tipos de página. Outra possibilidade, por exemplo, é mostrar dados mais específicos, como quais conteúdos mulheres de mais de 30 anos estão visualizando mais. Leve em consideração as suas necessidades e crie os segmentos adequados.

3. Use UTM tags

Ao publicar links para o seu conteúdo na internet, às vezes pode ficar difícil de visualizar a procedência dos acessos.

A maioria das redes sociais, por exemplo, mascara a origem dos usuários, de forma que você fique sem saber de onde realmente vieram aquelas visitas.

Uma maneira de resolver o problema é inserindo tags com parâmetros especiais. Depois, é possível visualizar os números delas no Google Analytics, permitindo que você saiba a real performance de cada link exato.

4. Use o app

Você não precisa se limitar ao computador tradicional para ficar de olho nas métricas de seu site. O Google Analytics conta com aplicativos móveis gratuitos para iOS e Android que trazem todas as funcionalidades da versão de desktop.

Isso permite que você acompanhe seus números de qualquer lugar, além de gerar relatórios sob demanda com todo tipo de segmentação.

Agora, você já tem o conhecimento adequado para começar a usar o Google Analytics e obter seus números com precisão e flexibilidade.

A ferramenta é bastante vasta e pode oferecer diversos tipos de insights. Portanto, explore as funcionalidades e faça testes, além de se apoiar no conteúdo de ajuda do Google. Com uma estratégia competente de análise de métricas apoiada pelo Google Analytics, você vai conseguir atingir seus objetivos com eficiência.

Gostou deste post sobre Google Analytics para iniciantes? Para qual objetivo você pretende começar a usar a ferramenta? Conte para a gente nos comentários abaixo!

 

Diego Kanaane

Consultor web.