Conseguir provar que o investimento feito em marketing digital dá retorno positivo pode ser complicado sem utilizar métricas e indicadores de desempenho que podem controlar e pôr no papel os resultados obtidos graças ao marketing.

Com isso, os departamentos de marketing pelo mundo passam por dificuldades quando querem garantir verbas para agir, pois não conseguem mostrar por A + B que seus trabalhos foram concretos e trouxeram resultados reais. O ROI tem sido implementado nos setores de Marketing justamente para consertar isso.

Aqui você aprende como fazer esse cálculo passo a passo, confira!

Como o ROI ajuda a provar a eficiência do marketing digital?

O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica simples que é responsável por entregar, em porcentagens, qual foi o retorno financeiro obtido como resultado de determinado investimento. Em outras palavras, o ROI mostra quanto um investimento trouxe de retorno.

No marketing digital, essa métrica serve para mostrar em números a eficiência das diversas ações realizadas por uma empresa e também para compará-las, ajudando a identificar quais estratégias são mais lucrativas e como organizar melhor um orçamento de marketing.

Qual a fórmula para calcular o ROI das ações de marketing?

Uma das vantagens de utilizar o marketing digital na sua empresa é que todas as ações são rastreáveis, e é possível extrair uma grande quantidade de dados dessas campanhas. O que não é viável extrair automaticamente, porém, é o ROI.

Para conseguir encontrar o Retorno sobre Investimento das suas ações, você precisará fazer este cálculo utilizando a seguinte fórmula:

  • ROI = [(Faturamento – Investimento Total) / Investimento Total] * 100

Nessa fórmula, entendemos cada termo da seguinte forma:

Faturamento é o montante total derivado de uma ação. Ou seja, se uma campanha de mídias sociais gerou 500 vendas para sua empresa, então o Faturamento será o total obtido com essas 500 vendas.

Investimento total é a somatória de todos os valores investidos pela empresa para cumprir a ação. Além da verba destinada para a campanha em si, somamos também o valor de manutenção do departamento de marketing durante o período, custos de produção do que foi vendido e outros valores envolvidos.

Como calcular o ROI das suas ações de marketing digital?

Agora que você já sabe como usar o ROI e qual a sua fórmula, veremos um exemplo prático para fixar esse conhecimento. Nesse exemplo, vamos calcular o retorno de uma ação típica de links patrocinados.

Vamos supor que a Empresa A, que vende smartphones, tenha feito uma campanha de links patrocinados por 3 meses. Nesse período, a empresa destinou uma verba de R$ 8.000 para o Google AdWords e mais R$ 5.000 para a agência que realizou o trabalho.

Durante o trimestre, a empresa vendeu cerca de 400 dos seus smartphones por meio da campanha. Cada celular tem um custo de produção de R$ 200 e é vendido por R$ 1.000. Qual foi o ROI? Vamos calcular!

  • Faturamento: 400 x R$1.000 = R$ 400.000;

  • Investimento Total: R$ 8.000 + R$ 5.000 + (400 x R$ 200) = R$ 93.000.

ROI da Ação

  • ROI = [(R$ 400.000 – R$ 93.000) / R$ 93.000] * 100;

  • ROI = 330,10%

Nessa ação, o ROI foi excelente! Mais de 330%. Isso significa que cada real investido pela empresa retornou mais de 3 reais de lucro. Esse valor consegue ser tão positivo porque a campanha de links patrocinados tem um custo menor do que as ações de marketing tradicional e o desempenho foi excelente.

Agora que você já sabe para que serve o ROI do marketing digital e como calculá-lo, conte para a gente nos comentários: você já aplicava essa métrica no seu dia a dia?

 

Diego Kanaane

Consultor web.