3 tendências de marketing para 2022

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

A pandemia e as constantes mudanças no modo como os usuários interagem com os meios digitais, estão transformando o mundo do marketing. Com a chegada de 2022, é momento de se preparar para inovar nas estratégias de comunicação.

Para isso, é preciso ficar atento às novas tendências de marketing digital deste novo ano que acabou de chegar. Quer conferir essas novidades? Então continue acompanhando este texto que vamos te mostrar as principais logo abaixo:

De olho no UGC

O UGC, sigla para o termo em inglês User Generated Content, é exatamente o que ele diz ser: um conteúdo gerado pelo(s) usuário(s) de uma rede social.

Como aponta o Manifesto dos Influencers Marketing, 82% dos usuários de redes sociais consomem mais conteúdo de outros usuários iguais a eles (ou seja, UGC), do que de pessoas famosas. 

Isso acontece graças a uma maior identificação dos usuários com esse tipo de conteúdo. Essa alta porcentagem de consumo fez com que o UGC ganhasse cada vez mais relevância quando o assunto é se destacar no ambiente digital. 

Marcas utilizam a identificação das experiências de outros usuários para agregarem valor aos seus produtos. Em tempos de pandemia e aumento do uso das redes, o fator de identificação oferecido pelo UGC é importante para o consumo de um produto ou serviço. 

Vale ainda ressaltar que em 2022 teremos a Copa do Mundo acontecendo. Este pode ser o ano perfeito para as empresas agregarem valor ao seus negócios através da experiência compartilhada por outros usuários durante o evento.

Vendendo através do Social Selling

O Social Selling já é uma tendência há algum tempo. Afinal, estamos falando da ideia de vender um produto ou serviço tendo as próprias redes sociais como locais de divulgação.

No último ano, sua importância disparou. Isso fez com que plataformas como o Instagram e o Facebook agissem com o intuito de melhorar processos de venda. O primeiro ganhou um shopping para exposição de produtos, e o segundo um marketplace para os usuários.

Entretanto, para que o Social Selling funcione, não basta se focar apenas na simples divulgação de produtos. Conteúdo rico nas redes sociais ainda é um fator de alta relevância para processos de venda.

Através de um bom conteúdo, é possível instigar usuários e impulsionar os processos de venda. Basta ter em mente que esse processo varia de consumidor para consumidor, então a diversidade de conteúdo também é um importante.

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Os relacionamentos com os BOTS

Os BOTS estão fazendo cada vez mais parte da nossa vida – e algumas pessoas nem se dão conta disso. Isso porque essas aplicações automatizadas se tornaram ainda mais inteligentes, oferecendo aos usuários respostas naturais e bem elaboradas.

Eles estão presentes em sites, páginas de redes sociais e também no WhatsApp. São ferramentas importantes para otimizar processos de vendas e solucionar dúvidas de consumidores de forma rápida.

Para desenvolver um bom BOT, porém, é necessário investir em uma inteligência artificial com grande repertório de comunicação. Desse modo, os processos de relacionamento com os BOTS ficam menos mecânicos, algo que deixa usuários mais satisfeitos. 

Essas são apenas algumas tendências para o marketing em 2022. Como todo ano que começa, muitas novidades devem surgir. Por isso, o ideal é ficar de olho e acompanhar o blog da Media K para se manter sempre bem informado!

Continue se informando. Leia sobre o que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio. 

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