Adotamos os squads teams: quais benefícios trouxe para uma agência de marketing digital

Giovana Lima

Giovana Lima
Redatora

Squads teams: é uma nova estrutura para organizar sua empresa em equipes pequenas e multidisciplinares. E, nós, como uma agência de marketing digital que preza por resultados acima da média, também adotamos o modelo conhecido por trazer eficiência e se utilizar de metodologias ágeis.

A nossa experiência é recente, porém, já estamos sentindo respostas da nova organização dos times. Atualmente, dividimos a agência em três squads onde cada um tem: atendimento, redator, designer e responsáveis pela área de mídia paga. 

Além disso, inserimos dentro dessa metodologia as ”tribos” onde estão situadas os “chapters” pessoas de funções e objetivos similares. Exemplo: time de conteúdo, criação, ads e atendimento.

Com essa nova disposição dos nossos colaboradores sentimos que há mais troca de informações e experiências entre as áreas, aprendizado contínuo e uma visão maior do que está acontecendo com os os clientes. Claro, também uma proximidade entre a agência e os nossos clientes.

Mas, será que este modelo também é para minha agência de comunicação? Separamos as principais informações deste termo e o que agregou em nossa agência.

O que é squad?

Squads (em português significa “pelotão” ou "esquadrão") são equipes multidisciplinares, ou seja, times que contenham pessoas de diversas áreas como criação de conteúdo, programador, vendas e design, mas que tenham o mesmo objetivo. 

É o oposto do que acontece com o modelo tradicional onde é dividido pelas pessoas do mesmo setor como “Vendas” e “Marketing”.

Neste modelo, eles são responsáveis por cuidar de projetos de forma autônoma para tomar decisões. Entre as principais características estão a objetividade e liberdade para tornar os processos mais rápidos.

Por isso, é importante que todos estejam alinhados, em sintonia, e com uma comunicação eficaz, direta e sem ruídos. 

Ele tem se popularizado entre startups, agências de marketing digital e empresas que almejam por alta performance. Entre elas estão Spotify, Nubank e Google.

A sua organização básica se dá por times orientados verticalmente e horizontalmente:

  • Verticalmente: squads e tribos. 
  • Horizontalmente: chapters e guilds 

Como surgiu o termo squad?

Esse modelo ganhou força após o Spotify divulgar este vídeo em março de 2014, explicando sobre como eles utilizavam este método e suas vantagens. Ele foi responsável pelo desenvolvimento e popularização do formato. Algumas pessoas, inclusive, pode conhecer por “modelo Spotify Squads”

Como organizar os squads?

 

  • Tribes

É a união de dois ou mais squads, que possuem o mesmo objetivo de entregas. 

  • Chapters

São profissionais de uma mesma área ou setor dentro de uma tribe, isso quer dizer, pessoas com as mesmas competências ou interesses.

  • Guilds

Aqui, são pessoas de qualquer área e squad, mas que tem algo em comum, assim, se dedicam a pesquisar e encontrar soluções.

Quais são as vantagens que encontramos em nossa agência?

  • Colaboração

Esse já era algo comum aqui na Media K, já que é um dos nossos valores. Com o formato squads contribuiu ainda mais para a entrega dos projetos. O time pode ser autônomo, mas quem está dentro dele não. Percebemos que não vamos conseguir ter resultados sem a ajuda do outro. Dessa forma, valorizamos ainda mais cada função.

  • Cultura do feedback reforçada

A tão famosa cultura do feedback é notável nessa fase da agência. Adotamos feedbacks contínuos entre a liderança e colaboradores. Dessa forma, percebemos rápido o que estamos indo bem e o que precisa melhorar. 

  • Colaboradores com mais conhecimento

Como os nossos squads estão trabalhando com áreas diferentes, cada profissional consegue visualizar e entender um pouco de cada função. Assim, todos compreendem de forma básica como funciona cada área e como ela pode contribuir em um trabalho em conjunto. Um profissional capacitado pode surgir da sua empresa!

Queremos lembrar que este modelo pode ser modificado conforme as necessidades, tamanho e objetivos da sua empresa. Também estamos testando e analisando as melhores formas de trazer alta performance e agilidade para o nosso dia a dia. 

Gostou deste conteúdo? Então, se inspire com o texto Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração? e comece a investir em melhores estratégias de marketing digital na sua empresa com o nosso time!

 

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