Giovana Lima
Redatora
Squads teams: é uma nova estrutura para organizar sua empresa em equipes pequenas e multidisciplinares. E, nós, como uma agência de marketing digital que preza por resultados acima da média, também adotamos o modelo conhecido por trazer eficiência e se utilizar de metodologias ágeis.
A nossa experiência é recente, porém, já estamos sentindo respostas da nova organização dos times. Atualmente, dividimos a agência em três squads onde cada um tem: atendimento, redator, designer e responsáveis pela área de mídia paga.
Além disso, inserimos dentro dessa metodologia as ”tribos” onde estão situadas os “chapters” pessoas de funções e objetivos similares. Exemplo: time de conteúdo, criação, ads e atendimento.
Com essa nova disposição dos nossos colaboradores sentimos que há mais troca de informações e experiências entre as áreas, aprendizado contínuo e uma visão maior do que está acontecendo com os os clientes. Claro, também uma proximidade entre a agência e os nossos clientes.
Mas, será que este modelo também é para minha agência de comunicação? Separamos as principais informações deste termo e o que agregou em nossa agência.
Squads (em português significa “pelotão” ou "esquadrão") são equipes multidisciplinares, ou seja, times que contenham pessoas de diversas áreas como criação de conteúdo, programador, vendas e design, mas que tenham o mesmo objetivo.
É o oposto do que acontece com o modelo tradicional onde é dividido pelas pessoas do mesmo setor como “Vendas” e “Marketing”.
Neste modelo, eles são responsáveis por cuidar de projetos de forma autônoma para tomar decisões. Entre as principais características estão a objetividade e liberdade para tornar os processos mais rápidos.
Por isso, é importante que todos estejam alinhados, em sintonia, e com uma comunicação eficaz, direta e sem ruídos.
Ele tem se popularizado entre startups, agências de marketing digital e empresas que almejam por alta performance. Entre elas estão Spotify, Nubank e Google.
A sua organização básica se dá por times orientados verticalmente e horizontalmente:
Esse modelo ganhou força após o Spotify divulgar este vídeo em março de 2014, explicando sobre como eles utilizavam este método e suas vantagens. Ele foi responsável pelo desenvolvimento e popularização do formato. Algumas pessoas, inclusive, pode conhecer por “modelo Spotify Squads”
É a união de dois ou mais squads, que possuem o mesmo objetivo de entregas.
São profissionais de uma mesma área ou setor dentro de uma tribe, isso quer dizer, pessoas com as mesmas competências ou interesses.
Aqui, são pessoas de qualquer área e squad, mas que tem algo em comum, assim, se dedicam a pesquisar e encontrar soluções.
Esse já era algo comum aqui na Media K, já que é um dos nossos valores. Com o formato squads contribuiu ainda mais para a entrega dos projetos. O time pode ser autônomo, mas quem está dentro dele não. Percebemos que não vamos conseguir ter resultados sem a ajuda do outro. Dessa forma, valorizamos ainda mais cada função.
A tão famosa cultura do feedback é notável nessa fase da agência. Adotamos feedbacks contínuos entre a liderança e colaboradores. Dessa forma, percebemos rápido o que estamos indo bem e o que precisa melhorar.
Como os nossos squads estão trabalhando com áreas diferentes, cada profissional consegue visualizar e entender um pouco de cada função. Assim, todos compreendem de forma básica como funciona cada área e como ela pode contribuir em um trabalho em conjunto. Um profissional capacitado pode surgir da sua empresa!
Queremos lembrar que este modelo pode ser modificado conforme as necessidades, tamanho e objetivos da sua empresa. Também estamos testando e analisando as melhores formas de trazer alta performance e agilidade para o nosso dia a dia.
Gostou deste conteúdo? Então, se inspire com o texto Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração? e comece a investir em melhores estratégias de marketing digital na sua empresa com o nosso time!