Instagram será o novo TikTok? Entenda as mudanças que vão acontecer no app nos próximos meses

Júlia Sanchez

Júlia Sanchez
Redatora

Uma notícia que repercutiu entre os usuários do Instagram nesta semana foi a de que a rede social não será mais um meio para compartilhamento de fotos. Em vídeo publicado em sua conta, Adam Mosseri – head do Instagram – disse que a rede irá passar por mudanças nos próximos meses e terá um foco ainda maior na veiculação de vídeos

Para os usuários mais jovens que estão habituados com o formato de vídeo e que também são usuários do TikTok, essa novidade não foi tão marcante. No entanto, para o público que utiliza o Instagram como ferramenta de marketing e até mesmo venda direta de seu trabalho, como as lojas virtuais, o novo formato pode parecer uma ameaça. 

O que antes era uma rede simples de compartilhamento de posts estáticos e carrosséis com uma boa entrega aos seguidores, agora vai se tornar um app ainda mais semelhante ao “app vizinho”, exigindo dos influenciadores mais esforços para produzir vídeos sobre os seus conteúdos e sobretudo para entretenimento. 

Assim como a adaptação do Orkut para o Facebook e posteriormente para o Instagram, novas formas de conteúdo irão aparecer. Mas qual será o impacto para os empreendedores que usam a rede como principal forma de divulgação de seu trabalho e que, principalmente, já estão acostumados com os formatos de fotos no feed e stories? 

Foco na veiculação de vídeos de entretenimento

Com o surgimento das redes sociais, essa mudança de formato de uma página para outra tornou-se comum. A primeira a tomar as telas de milhares de pessoas foi o Orkut, depois, o Facebook veio à tona e em seguida o Instagram, com um formato um pouco mais volátil e acompanhando mais facilmente as tendências. 

Algumas outras redes surgiram no meio das principais, como o Snapchat, que logo foi reproduzido pelo Instagram através do formato de stories, e agora o TikTok, que também ganhou o reels como concorrente. 

Agora, o que o Instagram quer é eliminar as chances de ser substituído por uma nova rede, e por isso está sendo tão radical e rápido em suas inovações. Isso pode parecer uma estratégia inteligente por parte de Mosseri, porém, muitos influenciadores estão se queixando da falta de identidade da rede social, e principalmente da mistura excessiva de formatos em um lugar só. 

A cientista social e influenciadora do Instagram Nataly Neri, que fala sobre sustentabilidade e vida consciente na rede, foi uma das primeiras a se pronunciar negativamente sobre as mudanças. Em um relato compartilhado em seus stories, Nataly comentou que está cada vez menos motivada a utilizar a rede social e, segundo ela,  virou um “megazord de outras plataformas”, deixando muitos usuários desconfortáveis e perdidos. 

De fato, para quem já é acostumado com o formato de fotos e gosta desse meio mais impessoal para divulgar o seu conteúdo, as mudanças no Instagram serão desafiadoras. Ao mesmo tempo, quem já está habituado ao formato reels e gosta de investir em vídeos está animado com a modificação do algoritmo. 

A dúvida que fica é: o que vai mudar de fato?

O que vai mudar 

A mudança do Instagram consiste basicamente na maior entrega de vídeos e reels. A partir dela, vídeos de pessoas que os usuários não seguem também vão aparecer na timeline como sugestão, e todo conteúdo em formato de vídeo será muito mais entregue do que os posts com apenas fotos. 

Além disso, o reels também terá um espaço para posts patrocinados, ou seja, os anúncios. Estes posts são muito bem-vindos para o marketing, pois abre novas portas para a geração de leads. No entanto, os vídeos terão que ser muito bem elaborados para não serem rapidamente descartados pela timeline infinita. 

Assim, a rede social passará a contar com basicamente as ferramentas de todas as redes sociais mais famosas em um só aplicativo. O stories, IGTV, reels e post estático com texto. O que muda é a entrega de cada um deles, que será muito maior para qualquer post em formato de vídeo. 

Como as empresas podem se adaptar 

A resistência a este novo formato está sendo grande. Em menos de uma semana desde a declaração, influencers já deram seus pareceres para seus seguidores comentando o quão difícil pode ser essa nova adaptação e surgiu até mesmo uma corrente dizendo “Instagram, não mude. Se eu quisesse o TikTok, iria para lá”.

 

No entanto, essa mudança pode ser mais positiva do que muitos imaginam. Com a aparição de conteúdos de usuários diversos no feed, mais contas poderão se conectar, e com o formato de anúncio para o reels, a geração de leads qualificados pode se tornar tão efetiva quanto com os posts comuns. 

Uma dica valiosa para as empresas e empreendedores individuais que não sabem por onde começar a se adaptar ao formato de vídeo é acompanhar de perto as tendências e trends que vão surgir tanto no reels quanto no TikTok. Quanto mais você estiver atualizado, melhor, pois poderá ser um dos primeiros a desenvolver um vídeo que vai viralizar posteriormente. 

Além disso, não deixe a criatividade de lado. Ideias novas podem se tornar conteúdos relevantes, e serão muito melhores do que apenas copiar a ideia de outras pessoas. Os vídeos são interessantes quando eles falam sobre um conteúdo que seja leve e bacana, e nem sempre precisa ser totalmente focado no entretenimento. 


Ter uma estratégia de marketing digital bem definida também vai te ajudar muito no engajamento de suas redes sociais. Para isso, é importante contar com profissionais que estão atentos às novidades e que vão traçar o melhor caminho para manter o seu Instagram bem movimentado e gerando bons leads para o seu negócio.

E aí, o que você achou dessa novidade do Instagram? Está preparadx para a mudança? Conte com a Media K para te ajudar a acompanhar as tendências das redes sociais!

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